Informação Útil
Visas e passaportes
O Peru é um país de acesso basicamente livre . A maioria dos países da América e da Europa Ocidental não precisam de visto de turista para entrar no Peru, e o tempo máximo de permanência concedido pelas autoridades é de 183 dias (não pode ser estendido). Para uma estadia por um prazo mais longo com outros objetivos (negócios, estudo ou trabalho) é necessário solicitar previamente o visa correspondente nos respectivos consulados peruanos.
Para entrar no Peru, é um requisito essencial apresentar um passaporte válido. Cidadãos da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Chile podem entrar com seu documento nacional de identificação.
Como chegar a Cusco
Vía de acesso aéreo:
- Vôos domésticos de Lima (1 h aprox.)
- Vôos domésticos de Arequipa (30 min aprox.)
Vía de acesso terrestre:
- Lima – Arequipa – Cusco 1.650 km (26 hs de carro aprox.)
- Lima – Nazca – Puquio – Abancay – Cusco: 1.131 km (20 hs de carro aprox.)
- Puno – Cusco: 389 km (07 hs de carro aprox.)
Vía de acesso ferroviário:
- Puno-Cusco: 384 km (aproximadamente 10:30 hs)
Saúde
As condições sanitárias no Peru são propícias, especialmente nas cidades. Nos últimos anos, foi modernizado e aumentado a oferta de serviços de saúde; tanto hospitais e clínicas oferecem cuidados adequados, mas é sempre aconselhável ter seguro de saúde para a sua viagem.
Não há vacinas obrigatórias para entrar no Peru. Se você quiser visitar a região amazônica do país, o Ministério da Saúde recomenda vacinar-se contra a febre amarela.
A vacina contra a febre amarela deve ser administrada pelo menos dez dias antes da viagem para ser eficaz.
Doença de altitude
A cidade de Cusco está localizada a 3.400 metros acima do nível do mar. É possível sentir algum mal estar e tontura devido à altitude, conhecida no Peru como soroche. Recomenda-se tomar uma pílula para o enjôo 30 minutos antes de chegar à cidade.
A primeira coisa que você precisa fazer quando chega a Cusco ou Puno é descansar por pelo menos algumas horas para que seu corpo se acostume com a altitude. Você pode aproveitar a oportunidade para visitar primeiro os locais no centro da cidade, evitando atividades que exijam esforço físico. Por esta razão, é aconselhável comer alimentos leves durante os primeiros dias. O chá de coca é sem dúvida um grande aliado neste momento.
A altitude da cidade de Puno é de 3.827 metros acima do nível do mar. É possível sentir algum mal estar e tontura devido à doença da altitude, conhecida no Peru como soroche. Recomenda-se tomar uma pílula para enjôo 30 minutos antes.
Para a doença da altitude, descanse os primeiros dias e evite especialmente o esforço físico; também tome chá de coca ou pílulas. Hidratese adequadamente, especialmente em áreas de grande altitude e com água engarrafada ou adequadamente tratada.
Clima
Clima em Cusco
Em Cusco, os meses de junho e outubro, são ideais para visitar, pois você encontrará um sol brilhante desde muito cedo.
No mês de novembro, começa a estação chuvosa, que dura até março, por isso sugerimos, durante esses meses, sempre levar uma capa de chuva ou um guarda-chuva.
O que recomendamos quando você viaja para Cusco (Machu Picchu) é tomar as medidas de proteção necessárias contra picadas de mosquitos e raios de sol: traga protetor solar, repelente, chapéus ou óculos de sol.
Clima em Puno
Em Puno, o clima da maioria dos lugares é frio e semi-seco, com chuva no verão e alta umidade atmosférica.
O clima da cidade de Puno é frio e seco, mas como é nas margens do Lago Titicaca, a temperatura dificilmente cai abaixo de 0 ° C. Em áreas distantes do lago, e mais altas, o frio é muito intenso, principalmente à noite.
Boleto Turístico
O boleto turístico de Cusco é uma das iniciativas mais importantes para o desenvolvimento do turismo em Cusco. Este boleto permite-lhe aceder através de um único pagamento em diferentes circuitos a quase todas as atracções desta cidade.